28 fevereiro 2013

Sua Santidade, o papa Bento.

     Muitos especulam o verdadeiro motivo da renúncia histórica de Bento XVI; alguns dizem até mais do que é realmente imaginável, mas, seja a renúncia por motivos de saúde, ou uma tentativa de renovação da Santa Igreja, a atitude de Sua Santidade deve ser vista, além de tudo, como de grande bondade e humildade para com a humanidade e a Igreja.

     Bento XVI deixa o cargo, caso o motivo seja apenas sua saúde, para dar lugar a um papa mais jovem, mais ativo do que ele poderia ser. Um papa que faça viagens, que pregue a palavra de Deus em inúmeros outros lugares, que ponha rigidamente novas regras e normas na secular Igreja de Deus. Um governante mais novo, para uma Igreja que carece de renovação.

     Caso seja por as frequentes rupturas na Igreja, a atitude de Bento deve ser ainda mais louvável. Um último ato para salvar aquilo em que acredita, uma ato de suma inteligência, perspicácia, e digno de admiração. Bento faz da sua renúncia um marco pra a Igreja, pois coloca todos os holofotes por sobre todo o Vaticano, como se lhe dissesse: estão vendo.

Bento XVI

     Mas, mais ainda que tudo, a atitude do já agora papa emérito, é a abdicação. Poucos homens abandonariam o poder de tão bom grado para dedicar-se à vida humilde; e é justamente isso: um ato de humildade, de benevolência, ato esse que se espera de qualquer Sumo Pontífice. A ideia de um homem que abre mão de tudo o que tem, é marcante. Bento sai do trono de Pedro para entrar pra história.

     Hoje é dia histórico, dia lindo e especial. Espero toda a paz que o Papa necessita, e que o próximo tenha a inteligência e humildade de Sua Santidade, o Papa Bento, e o carisma e bondade de Sua Santidade, o Papa João Paulo II. Rezo pra que a Igreja se renove, e que a palavra de Deus seja dita por homens sempre de bem e paz. Obrigado, Bento XVI.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;