02 fevereiro 2013

1808, de Laurentino.

     Os livros de história são chatos. Pelo menos essa é a minha opinião; leio-os, gosto deles, mas, isso não os impede de serem chatos. Acho isso pois que são muitas informações em poucas palavras, e a leitura não transcorre, não é fluida e empolgante. Portanto, fatídica.

     Talvez seja o justo contrário o que mais me fascina na leitura de “1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”, de Laurentino Gomes. O livro é tão fluido, tão explicado e discorrido, que é até gostoso de se ler.1808 - Laurentino Gomes

     Quando o comprei, e lembro como se fosse hoje, o fiz por a intensa recomendação de amigos, e da crítica. Fiz com tanta vontade, com tanto anseio por aquelas letras, que até mesmo fiz de 1808 prioridade na minha lista de leitura – colocando-o à frente de alguns chavões da literatura moderna, como o tão falado “Cinquenta tons de cinza.”.

     Não me arrependi. Laurentino nos narra um período complicado da nossa história com relativa facilidade, e o faz de uma maneira quase lúdica. O livro é repleto de informações, a bem da verdade, mas sempre muito bem interligadas com explicações leves, às vezes até bem-humoradas.

     O enredo, por sua vez, é um espetáculo à parte. Somos levados ao universo real, re-proposto por Laurentino, simplesmente seguindo a sequência que ele propõe ao nos contar a história. Além disso, os personagens cativantes como o bonachão D. João VI, a maléfica Carlota Joaquina, ou Dona Maria I – a rainha louca – ajudam a atrair.

Caravelas da Família Real.

     Enfim, constitui o livro uma ótima leitura, que não só engradece quanto à língua, mas também ensina acerca das informações históricas e conhecimento de um passado rico e ainda influente na atual conjuntura do país. Vale muito a pena ser lido. Recomendo, como também pretentendo tão logo ler as páginas de 1822.

Livro: 1808
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Páginas: 414 páginas.
Histórico da minha leitura: 27 páginas/dia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;