26 abril 2011

FHC x Lula’

    Luiz e Fernando' Eles já não se suportam há muito tempo, desde o século passado, mais precisamente. Contudo, a ascensão dessa rivalidade vem tamanha nos últimos tempos, que o país começa a se dividir entre os favoráveis à um, ou ao outro. Não se trata mais de situação e oposição, de direita ou esquerda, ou ainda de partidarismo ou coligações. Se trata exclusivamente deles, e o que eles fizeram. Lula ou FH?

     Talvez tenha nascido, tudo isso, nos primórdios da política brasileira, quando um apenas era sindicalista, e o outro sociólogo. Mas, creio, talvez a rivalidade começou nas eleições de 1994, quando Fernando Henrique venceu nas eleições e deixou, em Lula, um sentimento de revanche, de querer buscar o troco. No vencedor, deixou a soberba, o ar de superioridade.

     Vieram as próximas eleições e tudo se acentuou mais. Não se inverteram os papéis, e o vencedor continuou no poder, enquanto quem perdeu novamente, se afogou na humilhação de tantas eleições consecutivas perdidas. A rivalidade crescia a cada dia, e a promessa de não haver mais embate futuro deixava as coisas ainda piores. Era a luta que nunca teria um último embate, um homem que nunca teria sua real vingança. E por que não se dizer vingança?

     Lula chegou ao poder sem vencer FHC. Perdeu as duas eleições no primeiro turno. Mas, venceu o candidato que o presidente havia indicado para sua sucessão. E fez um governo maravilhoso – salvo os escândalos, e alguns problemas – assim como seu antecessor. Os dois governos juntos foram os melhores 16 anos da história da política brasileira. Muito do que existe hoje se deve às bases de Fernando, e a continuidade de Luiz.

     FHC X Lula'Porém, os dois não se batem. E, em uma das farpas que vivem trocando, FHC disse em entrevista: “Ele esquece-se de que eu o derrotei duas vezes. Quem sabe ele queira uma terceira. Eu topo.” Lula deve ter se batido; a raiva deve tê-lo consumido, ou seria a sede de revanche? Por mais que tenha feito um ótimo governo, Lula não conseguiu algo muito importante: vencer FHC.

     E o duelo, existirá?! Eu duvido. Duvido porque o nosso presidente Fernando já está um tanto quanto idoso demais para o cargo. 80 anos. E o presidente Luiz deixou o governo como ídolo – com cerca de 80% de aprovação. Poupo provável que queira voltar. No mais, seria uma grande duelo, sem favoritos ou previsões. Pois, enquanto Lula tem uma popularidade gigantesca, Fernando Henrique Cardoso é uma das maiores, senão a maior raposa da política brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;