23 agosto 2011

Demagogia

     Nem parece hipocrisia, tampouco é. Eu não gosto de demagogia. Não gosto de usar, não gosto de ver. Dizer que odeio seria algo pesado demais, e só por isso não usei o verbo ‘odiar’, pra definir o meu pensamento acerca desse artifício tão usado antiga e atualmente.

     Política e Demagogia;Demagogia: Política que favorece as paixões populares. Ato, ou efeito de agradar com discursos e/ou falas extremamente bajulares, que remetem a um puxa-saquismo nato daqueles que desejam alguma coisa, e chegam aos fins para tal.

     Portanto, já que todas as pessoas são movidas por quereres, e a maioria delas não conhecem os limites para consegui-lo, a demagogia figura entre os meios mais usados para chegar-se á um objetivo. Porque é encarado como o jeito mais afável, e, talvez, menos perigoso de fazê-lo. Contudo, não o é, é bem próximo do contrário disso tudo.

     Pode ser o jeito mais afável para quem não o percebe. Afinal, o sorriso dissimulado e o jeito hipócrita de falar as coisas não podem ser encarados como afável. Pode? E, digamos que também não é o menos perigoso. Isso porque, ao ser demagogo, corre-se o risco, e o geralmente ele se consagra, de subjugar-se ou desdenhar-se do pensamento de outrem.

     Pode parecer confuso, mas eu explico. Vamos lá!

     Digamos que eu não concorde com o que Marília Leite – e cito-a por também saber da sua aversão, e capacidade de reconhecer a demagogia – está falando de uma proposta que ela tenha, pra turma do nosso 3º ano; Eu não concordo com ela, não gosto do projeto. Mas, não falo nada, porque quero que ela aprove o meu projeto...

     Pode parecer uma simples troca de favores, mas a demagogia se esconde por trás disso tudo. Afinal de contas, eu não vou ficar calado enquanto Lila estiver falando, vou ter que concordar, mostrar o meu apoio e, se for um bom político (e entenda todos nós como seres políticos) irei, inevitavelmente, elogiar, incentivar e fazer uma ótima crítica construtiva – e falsa.

     Ótimo, chegamos ao ponto. A demagogia é um ponto fortemente ligado à falsidade. Tão ligado que chega à parecerem – quase – iguais. Porque, falar algo simplesmente para agradar, quando você realmente é avesso ao que está acontecendo, em alto grau, é demagogia. Política e Demagogia II;E, falar isso, à inúmeras pessoas, seja num discurso, numa palestra, ou em mídia de alto alcance popular, configura uma demagogia altamente perigosa para o interesse de toda a população.

     Isso porque muito da mentira das figuras políticas que elegemos, de dois em dois anos, é baseado no ser demagógico que cada político tem. Eles falam o que nós gostamos e ouvir e fazem o que não queremos que seja feito. É mentiroso, é despótico, é ridículo. É demagógico.

     Contudo, não podemos, jamais, confundir demagogia com gentileza. Gentileza é uma virtude humana. A virtude de se calar perante uma pequena coisa que você não goste, para não ferir o outro, a virtude de fazer vista grossa pra uma gafe, ou de fazer um pequeno elogio, à fim de incentivar e levar a moral de uma pessoa, sempre sem fins lucrativos ou benéficos para você, senão, puramente, proporcionar o bem.

     Então, vamos acabar com a demagogia. Soa feio pra quem faz, soa feio pra quem vê. E você, leitor, o que acha? Erratifique! =)

0 comentários:

Postar um comentário

 
;