26 agosto 2011

Amanhecer,

     Osíris, Isis e Hórus.Certa vez existiu um deus, que com todo o seu esplendor e sua onipotência atraía o olhar invejoso dos outros deuses, que não tão poderosos quanto ele, sempre viviam com o desejo ardente de usurpar-lhe o poder e, assim, ter o seu cargo, a sua função. Aonde quer que fosse, os olhos invejosos perseguiam o deus-Sol, como sombras.

      Não era à toa que Osíris fosse tão poderoso. Era o mais bondoso dos deuses, e, todo o seu esplendor, era prova do seu amor. Representava a luz, a vastidão dos significados que elas trazem para nós. E a sua popularidade, sua bondade, e sua luz, eram os principais motivos de sua popularidade. Além de tudo, ainda era o deus da vegetação e da vida no além.

     Ao contrário de Seth, o deus da escuridão, Osíris era muito popular. Isso fazia de Seth a sombra mais importante daquelas que perseguiam Osíris. Era o mais invejoso, aquele que mais desejava o seu poder, e quem mais tramava para fazê-lo. Seth, irmão de Osíris, desejava tanto o poder deste, que, por fim, tramou e fez sua morte. O deus estava morto, pois sim, eles eram mortais.Isis;

     O mundo então entrou em uma escuridão profunda, imensa. O sol não surgiu, não havia sequer resquícios de luz. Mas, havia o amor. O amor de Isis, deusa, irmã e grande amor da vida de Osíris. Isis chorou, até que não houvesse mais lágrimas, até que não pudesse mais chorar. Seu amor, e somente seu amor, mantinha o mundo vivo, mantinha a vida.

     Vendo o sofrimento de sua mãe, Hórus, filho de Osíris, partiu para vingar seu pai, e restaurar a alegria de sua mãe. Marchou à procura de Seth e o desfiou para uma batalha mortal. Depois de uma sangrenta batalha, que durou inúmeros e incontáveis dias, constituída de golpes hercúleos e de força divina, Hórus venceu Seth e ressuscitou Osíris.

     Em toda essa lenda, Osíris representa o Sol, com todo o seu esplendor; Seth, a noite, a morte do sol, o seu fim; As lágrimas de Isis deram origem ao Rio Nilo, e representam o amor – que sempre triunfa; e Hórus, representa o amanhecer, que sempre trás o Sol de volta, depois de toda a noite, de toda a escuridão.

     Espero que tenham gostado da minha versão para a lenda de Osíris e Isis. Gostaram? Erratifiquem!

0 comentários:

Postar um comentário

 
;