22 março 2011

O Apito Dos Aloprados

     Quando meu professor de matemática disse-nos que já foi árbitro de futebol e que, inclusive, já apitou um BA-VI, não duvidei muito não. Aliás, não duvidei nada. Sê-lo não é tão difícil como deveria. Sê-lo já está se transformando em carma; pra eles eu não sei, mas, pra nós é muito, vos digo. Árbitro'

     A arbitragem no Brasil já foi melhor quando não existia. Não é questionar a importância dos árbitros no nosso futebol, é mostrar quão é ruim a qualidade dos nossos juízes esportivos nos nossos campos futebolísticos. Vários motivos, algumas soluções, nenhum resultado concreto.

     O mal treinamento desses profissionais, a falta de uma punição eficaz para os erros de atuação, e a péssima remuneração devem ser os principais motivos de tantos erros. As coisas não são feitas como deveriam, e passamos longe do modelo ideal, que acredito, já foi alcançado em outros lugares, outros campeonatos.

     Talvez precisemos mesmo é de uma mudança geral na CBF. Tirar de lá alguém que já tem tempo demais no poder e que só faz mal ao desenvolvimento do futebol brasileiro. O Sr. Ricardo Teixeira é um dos piores políticos desse país, e uma reforma política no futebol, seria de grande importância e eficácia.

     Contudo, deve-se creditar à eles, árbitros, uma certa tendência aos erros. Parece-me que os aloprados, com um apito na boca, tem incitação ao ver, ou não ver, o cabuloso, o que existe, ou não existe. Eles simplesmente sentem, de alguma forma um desejo inconsciente de optar pelo errado.

Aloprados'     O apito dos aloprados faz do futebol algo de três torcidas: uma torce pra um time, outra para o outro, e as duas, juntas, torcem pela coadjuvância dos árbitros. O protagonismo não lhes cai bem. Quem sejam, em um mundo ideal, coadjuvantes interessantes.

     Porém, há quem diga que o erro trás mais emoção ao futebol, mais adrenalina à cada partida. Discordo, pois nenhuma partida de videogame é menos interessante devido à falta de erros de arbitragem. Acho o contrário, por ora.

     E chegaram ao ponto de me perguntar, um leigo de futebol, certa vez, pra quem torciam os bandeirinhas, e eu lhe respondi, com plena ciência do que fazia: “Torcem, junto com todos os apitos dos aloprados, contra o futebol”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;