05 agosto 2012

Caça aos mensaleiros!

     O mensalão foi um desastre. Um vulcão incontrolável que, expelindo sua ardente brasa nos provava um teorema: existe lava por dentro da Terra. Deixa que eu explico: ele foi o escândalo que teve que acontecer pra lembrar ao povo brasileiro que a corrupção não só existia no centro da nossa política, como provar também o quanto era quente e destruidora.

     O mensalão foi um atentado contra a república, contra o balanceamento proposto pela divisão dos três poderes, contra o bom funcionalismo da máquina pública. O mensalão foi um grande atentado, não terrorista – como estamos acostumados – mas, também mortal, mortalmente silencioso, arquitetado e sussurrado pelos salões e alcovas da capital federal.

José Dirceu

      Muito bem planejado e tão bem sussurrado que dele sequer suspeitamos por muito tempo. Acontecia sob os nossos narizes. “Dormia, a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações“ como bem disse Chico Buarque, e como tão bem citou Gurgel em seu discurso de acusação no plenário do Supremo Tribunal Federal.

     Roberto Gurgel que, aliás, finalmente mostrou porque é o procurador-geral da República. Antes completamente inapto ao cargo, por sua falta de vigor e por ser “fraco com os fortes”, o simpático Dr. Gurgel enfim deu a cara à tapa e desceu do pedestal para acusar os bandidos, para mostrar as provas e, finalmente, pedir que fosse feita a justiça no injustiçado Brasil.

     E justiça significa pôr atrás das grades os culpados – se forem considerados culpados. É mostrar ao povo brasileiro que a impunidade pode ser combatida, que a corrupção pode ter seu fim e que foram válidas as manifestações populares que ocorreram à época do mensalão. Mostra ao povo que o Brasil pode seguir um novo rumo que, embora difícil, é possível.

     Para isso, é preciso que o Supremo julgue com idoneidade cada um dos membros deste grupo. É preciso que os ícones do movimento (José Dirceu, José Genuíno, Delúbio Soares, Roberto Jefferson, Marcos Valério) caiam da mesma forma que os desconhecidos. E é preciso também que o presidente Lula cale a boca e deixe a justiça cumprir com o seu papel.

     Porque, sem dúvidas, é inaceitável ver o homem que teve seu cargo de presidente posto em xeque por esse escândalo, hoje sair em defesa do seu amigo José Dirceu – sem mostrar prova alguma da sua inocência – em uma ação que previa até mesmo o adiamento do julgamento que hoje é realizado pelo órgão máximo da justiça brasileira, e seus ministros.

Lula / Gilmar Mendes

     Da mesma forma que é inaceitável ver o presidente Fernando Henrique Cardoso mostrar-se tão contundente em seu ataque ao mensalão, quando em seu próprio governo viveu um escândalo semelhante (a compra de votos para a emenda que daria o direito de reeleição aos presidentes da república em 1997) que possibilitou a sua continuidade no poder – reeleição.

     A justiça tem que se postar no olho do furacão que é a briga entre os falastrões presidentes e, baseado em provas, julgar. Esse talvez seja o julgamento mais importante do supremo desde aquele que tinha como réu Fernando Collor de Melo. E, tal como o escândalo que o chutou da presidência, hoje temos um fato que deve mudar o destino da nossa pátria.

     Seus filhos, hoje entretidos com novelas, futebóis, e olimpíadas, não podem entregar-se ao sono profundo que permite aos ladrões executar o seu dom nato de roubar. Seus filhos têm que lutar, e não deixar-se calar por aqueles monstros que nascem e se reproduzem por solo verde-amarelo. Hoje é dia de mudança, e amanhã também será. Lutemos, brasileiros!

     E se lutarmos, poderemos dizer aos corruptos em uníssono, algum dia, que estamos bem, obrigados. Mas, enquanto isso não acontece, certamente continuaremos escrevendo que a coisa aqui tá preta, e que aqui na terra estão jogando muito futebol, que tem muito samba e que a gente anda bebendo, pois que sem a cachaça ninguém segura esse rojão.

“Pai, afasta de mim esse cale-se!”
(Chico Buaque de Hollanda)

Opiniões diferentes? Conteste! Iguais? Confirme!
Enfim, erratifique! Comente…

8 comentários:

Saíze F. disse...

Parabéns pelo texto, Gu!
Nós somos a elite cultural desse país, como jovens que se interessam por política e principalmente, pelo rumo que as coisas tomam na nossa nação, e acredite, isso já é um diferencial e tanto, já que infelizmente, a grande maioria está mais preocupada em ver a novela das 8. Essa realidade é triste, por que só reforça a tese de que DEMOCRACIA é utopia ainda!
Apesar de muitos criticarem a nossa geração, por que não pintamos os rostos, não vamos às ruas, eu me orgulho, por que conseguimos vencer a alienação da mídia, o estado corrupto brasileiro e o sistema capitalista! Isso já é um avanço!
Me indignei ao ver a naturalidade com que os advogados de defesa dos réus do mensalão agiram diante das câmeras. O advogado de José Dirceu, salvo engano, comparou o julgamento a uma partida de futebol, dizendo que se for preciso, dará até canelada!
Gurgel está de parabéns por enfrentar 'os fortes', como você mesmo sinalizou!
Esse julgamento vai mudar o rumo do nosso país! E que se faça justiça!

Unknown disse...

Ótimo, claro, consciente! Parabéns.

Anônimo disse...

parei no "larva".

Lídia disse...

Gustavo é sempre muito bom parar alguns minutos para ler seus textos.

Sem dúvidas não existe melhor verso pra retratar esse fato lamentável da nossa história como o de Chico Buarque, “Dormia, a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações“, Gurgel se sai muito bem nessa definição.

Só acho que, lamentavelmente, não jogamos mais tão bem futebol. Ou seja, nem nesse aspecto podemos nos alegrar. Também acho que esse nossa tristeza no âmbito futebol servirá para prestarmos um pouco mais a atenção na vida política nossa de cada dia.
Sucessos meu caro, você leva muito Jeito nas análises críticas.

Augusto Luiz disse...

Pois é, Ize. O procurador realmente está de parabéns, foi firme, fez o q tinha que fazer! E a defesa, ao que me parece, está perdida com uma causa sem solução. Obrigado, baby! =)

Almir, muito obrigado pela presença. Bom que tenha gostado. Volte sempre! =)

Anônimo, erros de digitação acontecem, não é mesmo. Pena que não tenha visto até o fim...

Lídia, é Augusto! ahsuahsu' Também achei que tudo se resume com Chico Buarque... Até no futebol estamos mal, hein? ^^" Muito obrigado! VOlte sempre! =)

Antonio Queiroz disse...

Parabéns pelo texto!
O que me preocupa é a noção de justiça empregada no Brasil.
Um tanto quanto duvidosa quando se trata de nomes poderosos com amigos influentes.
Nem menciono o quanto podem ser influentes no decorrer do julgamento.
Acredito que os réus serão condenados agora presos e cumprindo pena, isso é lá outra historia.
Longe de mim ser pessimista !
Apenas acho que nessa historia toda estão vendendo gato por lebre.

Antonio Queiroz disse...

E convenhamos que mensalão existiu e existe em todos os partidos,PSDB,PT,PMDB etc.
Não que isso justifique a perpetuação de tal ato nefasto.
O que os diferencia é se foram pegos com a boca na botija ou não.

Augusto Luiz disse...

É, não podemos negar o fato de que nomes poderosos estão -pela primeira vez, de fato- no banco dos réus. A impunidade está sendo julgada e não sabemos, pois não temos histórico, o que vai acontecer. A Corrupção, como você mesmo disse, é apartidária. Existe na política, como um todo. Obrigado por sua visita frequente, Antonio! Abraço! =)

Postar um comentário

 
;