15 julho 2012

A Polêmica Copa de 2014.

     Quase todas as pessoas que eu conheço, ao ter que falar sobre a Copa do Brasil – a Copa do Mundo de 2014 – disparam a criticá-la e logo a acusam de ser um mega evento inútil, contraproducente e apenas um destino obscuro pra se jogar o dinheiro público. Pra grande parte deles, a sua opinião é imutável, incontestável. Eu, porém, discordo/contesto; e tenho motivos.

     Primeiro, mesmo que falem muito mal da Copa, vejo nela uma ótima oportunidade de mostrar o Brasil pra o mundo ver – mesmo que o retrato do país hoje não seja dos melhores – e, assim, aumentar consideravelmente o investimento estrangeiro, as nossas exportações e, também, o turismo – daqueles que muito gastam – pras nossas terras tupiniquins.

Brasil 2014

     Depois, que as obras de infraestrutura que seriam – se forem – realizadas melhorariam as condições do nosso sistema aéreo – que hoje é um verdadeiro caos –, das vias públicas nas principais capitais do país, além de aprimorar o transporte público dando, inclusive, um grande passo na construção do interminável metrô da cidade do Salvador, na Bahia feliz.

     Há também um extraordinário estímulo ao esporte – com a soma das também controversas Olimpíadas de 2016 – que, sendo feito da maneira correta, tirará da marginalidade boa parte dos nossos jovens e os porá nas glórias de tornarem-se atletas e vencedores, que honrarão o Brasil e nos colocará entre as grandes potências dos esportes, em suas diversidades.

A Copa é Nossa!

     Além disso, é, sem dúvidas, uma forma de mostrar ao brasileiro que o país está crescendo. É transsformar em prática a teoria que já vemos desde o governo de FHC: o país está deixando de ser subdesenvolvido, pra tornar-se desenvolvido. Isso estimula o patriotismo, o amor do povo ao seu país.

    Contudo, nem tudo são flores. Isso tudo funciona muito bem na teoria; mas, na prática, a coisa é um pouco mais complicada. Todos nós sabemos que a indústria da corrupção está atuando nesse projeto, como atua em todos. Milhões estão sumindo, desviados para o ralo do descaso e caindo nos bolsos largos dos nossos ilustres políticos e estimados empresários.

     Obviamente que assim seria. Os sanguessugas da corrupção estão aqui, e aqui por muito tempo estarão. Continuo achando que a copa nos trará benefícios acima de tudo. Mas, concordo com aqueles que dizem: ‘poderia ser melhor’. Poderia; ou melhor, pode. Basta que fiscalizemos, cobremos.

     Mas isso é assunto pra outro post, sobre corrupção. Hoje, falamos de Copa. Política do Pão e Circo? Talvez. É um modo de acalentar o povo, e mostrar serviço. Mas, a questão é muito mais complexa do que isso, e traz benefícios. Antes de opinar, portanto, devemos conhecer ambos os lados.

E você, o que acha da Copa de 2014 ser no Brasil? Erratifique!

Nota de rodapé: Hoje é 15 de Julho! Feliz dia do Homem, pra todos os senhores, e meninos desse país. E feliz dia 15 de julho, pr’quela moça bonita, em comemoção ao sexto aniversário. Felicidades! E obrigados.

6 comentários:

Saíze F. disse...

É indiscutível o fato de que a copa trará 'benefícios' para o país. Turismo, dinheiro,reconhecimento,visibilidade, etc, mas também trará muitos gastos. Todo esse dinheiro poderia ser utilizado de uma maneira mais, digamos, honesta e eficaz. Me entristece saber que gastaremos bilhões na construção de estádios e nada é feito pra amenizar com a miséria dos milhões que não tem o que comer. A contradição é muito grande e é difícil conviver com ela quando se tem um pouquinho de consciência.

Antonio Queiroz disse...

Uma coisa para ser pensada é sobre o legado que o evento irá deixar para o país.
Concordo que tal evento trará benefícios como os q foram supracitados no post.
Porém pense comigo.
Existem estádios q estão sendo construídos para copa estão em estados nos quais o futebol não é forte, ou seja, poucos serão utilizados no pós-copa e sem falar no custo para a manutenção dos mesmos, coisa que será nas casas dos milhões.
Quem vai pagar a conta?
Se áreas estratégicas para o desenvolvimento tivessem a mesma boa vontade em investimentos poderíamos dar um salto de desenvolvimento em uma geração. Veja o exemplo da Coreia do Sul. Bom,mas isso é outra historia.
No final é como você disse: "Isso tudo funciona muito bem na teoria".

Augusto Luiz disse...

Bem, Ize, a expectativa é que hajam lucros. Então, os gastos seriam um tópico superado. Mas, eu realmente concordo que a educação e a saúde, além de outros, merecem o investimento e a atenção que a copa merece. Porém, ressalto uma coisa: a Copa não está "tirando o dinheiro da educação". O Copa e a educação podem coexistir! Temos dinheiro pra isso... A questão é que esse dinheiro é desviado, jogado nos bolsos corruptos dos nossos representantes...

Augusto Luiz disse...

Concordo com você, Antonio, quando diz que vários dos estádio que estão sendo construídos podem se tornar 'elefantes brancos'. Porém, medidas podem ser tomadas pra que isso não aconteça. Jogos da Copa do Brasil em estádio neutros, fora do 'eixo do futebol', seriam uma solução, por exemplo... É só uma pequena idéia que tenho. Tudo tem jeito, =)

Lídia Filha disse...

Muito bom o Post, foi bom poder junto com você Augusto, apreciar os aspectos “positivos” deste "mega" evento, e algo primordial que foi ressaltado por você, que é a questão da fiscalização do povo, já que os nossos representantes para exercício da mesma (fiscalização) não têm realizado essa função com muita clareza, e rios e rio de dinheiro publico têm-se corrido bolsos à dentro.
A ultima mobilização popular que vimos sobre este aspecto recentemente, foi o exemplo da prefeitura do Rio de Janeiro, quando a prefeitura do Rio demonstrou desinteresse no pedido do comitê de organização das Olimpíadas de 2016 para demolir o velódromo construído para o Pan-Americano de 2007, por conta da manifestação popular nas redes sociais. Isso prova que podemos viver em um país mais democrático e menos corrupto, apesar deste fato não ter muito haver com a copa, nos deixa uma grande reflexão sobre a autonomia de um povo, quando ele resolve exercê-la.
Mas como você mesmo falou, vamos deixar essa discussão para os próximos posts...

Augusto Luiz disse...

Pois é, Lídia. As pessoas preferem 'ignorar' os aspectos positivos que a Copa vai trazer, com comentários como 'a gente poderia investir o dinheiro pra educação...'. Acho q a Copa e a educação no país podem coexistir. Pode-se haver o investimento na educação sem que a Copa deixe de ser feita e vice-versa. Basta que tenhamos consciência política e façamos a escolha certa nas eleições. Obrigado pela visita! =)

Postar um comentário

 
;