15 junho 2012

Mamãe, coragem!

     Mamãe, não chore. Não chore nunca mais! Pegue uns panos pra lavar, leia um romance; leia ‘Alzira Morta Virgem’, ou o ‘Grande Industrial’. Não chore por essas minhas palavras, seja feliz! Seja feliz! O teu riso amarelado combina muito mais com teu rosto do que aquele seu nariz vermelho e aqueles seus olhos grandes e feios de tão inchados... Siate felici!

     Só não chore. Não adianta, a vida é assim mesmo... Nem sempre temos o que queremos, e contigo não seria diferente, mamãe. Então, quando alguém te fizer mal, mesmo que esse alguém fosse eu, procure se ocupar de alguma coisa; veja as contas do mercado, pague as prestações, mas, não fica pensando na tristeza, e se trata pra mandá-la embora e seja feliz.

Mãe! :)

     Por que eu sei que essas suas tarefas de mãe são complicadas por demais. Ah, eu sei, acredite! Ser mãe é desdobrar fibra por fibra os corações dos filhos, e os seus filhos tem laços demais dentro de seus peitos inquietos. E, além disso, o seu também é inquieto, não é, mamãe? Sobra-lhe tempo pra cuidar de você mesma? Se não sobra, usa aquele que por direito é meu em sua cabeça, por favor? Quero que você seja feliz... Be happy!

     Eu, por aqui, vou indo muito bem. Mas, sei que passo longe quando o assunto é ser um bom filho. Não sou, definitivamente. Ou melhor: não sou, infelizmente. Sei que você pode me perdoar, e faz isso todos os dias, a cada nova falha. Não faz, mamãe? Sei também que tem aquela esperança materna de que tudo vai melhorar. E vai, continue acreditando nisso...

     É o que eu posso dizer: tudo vai melhorar, tal como você queira. Basta acreditar, mamãe. E não chorar, é claro! Hoje, quero que seja mais do que feliz, quero que esteja exultante e, como sempre, maravilhosamente linda. Meus sinceros parabéns, meus verdadeiros votos de felicidade. Você merece muito mais além do que alguém pode desejar. Mas eu, como seu filho, como uma parte exilada de você, te desejo muito mais do que pra mim próprio.

    Porque se você for, eu também irei ser. Quando eu liguei chorando naquela noite, não quis falar com mais ninguém. Somente com você, precisava de você. Era só você, e o resto do mundo não importava. Embora alguma vez possa ter passado por sua cabeça o pensamento contrário, saiba que me importo e muito com você, porque eu te amo. Eu preciso de você, por que eu te amo. E as fibras do meu coração só estão aqui pra te dizer isso. Seja feliz!

    Eu, por aqui, não vou me cansar de desejar sua felicidade, nem que ela possa soar como repetição, mesmo que isso comprometa a coesão do meu texto, ou que os leitores fiquem entediados. É isso que eu quero, e não importa quantas vezes vou ter que falar, ou escrever essa frase. Sea feliz!

Mamãe.

     E resta responder a pergunta que você deve ter-se feito durante todo o dia: porque ele não me deu nem os parabéns? Porque queria que fosse, de alguma forma, especial. Queria que ficasse pensando nisso, pra que eu te fizesse, por mínima que fosse, uma surpresa. Aqui estou, com um beijo preso na garganta, e ele é seu. Procura-me, onde quer que eu esteja, pra que eu possa enfim dar-lhe pra sua dona? Eu devo estar por aqui te vendo sorrir.

     Pois, se você rir dessas minhas palavras estranhas e sem jeito, eu irei, portanto, atingir o meu objetivo de te fazer um pouco mais alegre, e vou vivendo assim felicidade... Se por acaso chorar, ficarei ainda triste por ter te arrancado uma lágrima, mesmo que ela fosse de emoção. Então, me dará um sorriso de contentamento, ou a feia lágrima que eu não quero, mamãe?

Eu te amo, mon amour. Seja feliz!

Se sentir saudade, um dia, ouça isso…

Mamãe, coragem! –composição: Torquato Neto / Caetano Veloso

0 comentários:

Postar um comentário

 
;