12 novembro 2010

Frustração

    Imaginem um jornalista e imaginem que esse tal possui em mãos uma ótima matéria, que criou à custa de muito trabalho, dedicação e competência. Envia então para o jornal para o qual escreve a muito tempo, pela manhã de uma segunda-feira, para que fosse então publicado na próxima edição semanal, que sairia no sábado; idealizando a repercussão da matéria e como a crítica a julgaria, porque ele próprio, autor, tinha a certeza de ser mais que boa.

    Agora, imaginem, somente imaginem, que na noite da véspera do último dia da semana, telefonam para ele e lhe dizem q, por erro de alguns, a matéria não será publicada. Ficaria então para a próxima edição.

frustraaafo1

    O q acomete a esse jornalista é frustração, pois ele sabe que a sua matéria não terá o mesmo efeito, o mesmo brilho que teria se tivesse saído na data prevista; porque não fora escrito para a edição do próximo sábado, e sim para aquele sábado em específico. O texto perde uma característica importante, e isso não é algo que se possa explicar, elucidar ou tentar entender, simplesmente se sente.

    E isso feito por pessoas que ele confia e com quem convive, íntima ou apenas profissionalmente, torna tudo demasiadamente mais difícil. Porque sabe ele que o erro não seria cometido sem doses exageradas de irresponsabilidade de pessoas que gosta.

    Foi justamente isso, e mais um pouco o que senti, junto à Tâmara Rios, hj e ontem. Não ter o nosso texto encenado – e coloque a perca do brilho do teatro nisso tudo – foi estupidamente chateante e complicado de ser aceito. Justo porque não foi, o erro que acometeu-se, produzido por uma série de profissionais, foi por amigos e colegas, que nos conhecem e sabem das nossas pessoas.

    Notamos o egoísmo e o individualismo aflorar em algumas pessoas deste grupo; notamos a falta de pudor quando se cogitou abandonar o barco e pegar os botes de salvamento – e de um barco que nem afundando realmente estava. Notamos a irresponsabilidade e falta de sinceridade de outros, que calados só prejudicavam o andamento de tudo. Vimos o quanto as pessoas podem ser desdenhosas e o quanto podem usar do desatino para boicotar, mesmo que sem intenção direta, o projeto de outros.

    Enfim, compartilhamos de opiniões diferentes e sim, nos chateamos com boa parte do grupo em questão. Porém, contudo, continuam sendo nossos amigos; não deixaremos que esta mágoa arranhe qualquer amizade, porque souberam, algumas das pessoas, pedir perdão e admiramos esses atos e sabemos perdoar.

    Além de tudo, vimos pessoas que aderiram ao nosso projeto e que lutaram por ele até o fim. Agradeço à essas pessoas, por terem sido aguerridas o bastante para enfrentar situações diversas e por estarem dispostas à enfrentar tantas outras. Mas, gostaria de agradecer, em especial, à Fernanda Gonçalves.OgAAALF-93qYkikpKOc-w4ytjdC_UV2ELLzDi3q6GFgEaNOlRKTBp6sl9YkoxPmY_ReAtpsS8L5rMG50uOyB1njyXXoAm1T1UDG2B7949Ck3Ogc-C8rMWG35h9CC

    Sabíamos que Nanda não estava entusiasmada pra fazer a peça, devido à toda a ocupação que todos nós temos neste final de ano; conquanto, o que me chamou a atenção nela foi o apoio calado que sempre nos deu; o fez de uma forma linda, brilhante.

    Fez com um objetivo totalmente diferente dos outros que iriam fazer o espetáculo. Enquanto uns fariam por as gratificações que receberiam, outros por terem gostado do projeto da peça, e alguns só por que viram o suor do nosso trabalho, ela o fez em nome da nossa amizade – um motivo muito mais bonito - um esforço que não poderia fazer, e continuaria fazendo se o projeto não fosse abortado.

    Sim, abortado. Pois, lembrem-se, abordo é crime! E não há como negar que há esse sentimento de crime praticados contra nós, nesse momento, causador de uma mágoa, que, esperamos, se desfaça logo. E o que nos consola, a mim e a Tâmara, é frase de um grande poeta: “Pretendemos dar respostas muito maiores à tudo isso!”.

2 comentários:

Tâmara Rios disse...

Gu, você simplesmente transformou em palavras tudo o que estamos sentindo. Adorei o texto! E lhe parabenizo por isso, mais uma vez! Obrigada por tudo meu amigo! Amo Você!

Unknown disse...

Olha só ... Vocês são pessoas que por mais de tudo que aconteceu ou esta acontecendo , não perdem o brilho jamais ...
Mas que Brilho? esse brilho que há dentro de vocês dois é algo incomparavel, pessoas maravilhosas e acima de TUDO muito INTELIGENTES!!
Seria muuito fácil chegar aqui e dizer , PARABENS e só isso , mas não chego e digoo vocês merecem mais que isso , por que vocês são pessoas de palavras ,sabe .. e é disso que estamos precisando a cada dia mais no 'mundo' que vivemos... o 'mundo' que queremoos pessoas 'maravilhosas', mas que na verdade é o 'mundo' que na maioria das vezes encontramos pessoas EGOISTAS...
E mais uma vez PARABENIZOO pelaa linda peça que prepaaraaraam. e podem contar comigo sempre, estou disposta a ensenaaar o papeel daa 'Carol'....
Mas conteeeeem comigo mesmo ...
Talvez se tivessemoos pessoas assim como vocês , teriamoos umaa sociedadee melhor !!


ALLANA MUNIZ

Postar um comentário

 
;